Translate my page

Pesquisar neste BLOG

4 de dez. de 2009

Absenteísmo e Presenteísmo - o que é isso?

Vc já ouviu falar nisso?

Acredito que vc nunca tenha ouvido falar, a não ser que vc tenha trabalhado numa área de RH de alguma empresa.

Absenteísmo = é a ausência temporária do trabalho por motivo de doença.
Presenteísmo = é a presença no local de trabalho, porém doente (com sintomas de mal estar geral.)

Numa conversa informal com alguns amigos em 5 minutos alguém vai relatar algum mal estar... Geralmente a culpa é do trabalho...

Estudos indicam que o índice de absenteísmo por doença psíquicas vem aumentando nos últimos anos. Junte-se a isso vários tipos de sintomas, desde síndrome do pânico a crises nervosas.


Como se não bastasse a queda nos rendimentos, nos lucros da empresa a qual o sujeito trabalha, a sua ausência gera horas extras, atrasos de entregas de produtos e serviços, conseqüentemente torna clientes internos e externos bastante irritados, além da ira dos colegas que terão que cobrir o seu serviço acumulado e levar pra casa problemas que não são seus.

Já o presenteísmo, a presença ao trabalho com os mesmos sintomas que nunca vão embora como gripes, alergias (corisas, sinusite etc), cólicas menstruais, dores de cabeça, dor nas costas, nas mãos, irritação etc, não evitam a queda do rendimento no processo.

O sujeito vai se arrastando à empresa, mas só Deus sabe o que ele está suportando para se manter durante as 8h de trabalho necessárias que garantam o pagamento no fim do mês, sua estabilidade nos próximos meses ainda na empresa... Um gasto de energia incalculável...

Não precisa ser um cientista ou ter uma base estatística para perceber que a vida que levamos gera o estresse e medo do desemprego e concomitantemente a falta de perspectiva futura para suas vidas.

O terror em pensar como pagar as inúmeras prestações do carro novo, da compra/ou aluguel do imóvel, escola das crianças, planos de saúde e ainda bancar sua vida social, leva o indivíduo a loucura, a depressão.

Uma situação que ele mesmo provocou, mas que não consegue vê-la como sua escolha e sim como conseqüência natural da vida moderna. É impossível viver sem tudo isso.(?)

De acordo com o International Stress Management Association, os oito países mais estressados do mundo, são:
1.     Japão (70%),
2.     Brasil (30%),
3.     China (24%),
4.     Estados Unidos (20%),
5.     Israel (18%),
6.     Alemanha (16%),
7.     França (14%) e
8.     Hong Kong (12%).

Segundo o mesmo instituto, 3 em cada 10 brasileiros apresentam problemas de saúde devido ao estresse no trabalho.


Desde quando trabalho é uma coisa ruim?
Desde o momento que o motivo, o objetivo desse labor se torne incongruente com aquilo que nos propomos a fazer! Temos que entender que uma idéia é combatida, conflitada com nossa progamação biológica – em nosso subconsciente - quando ela não se afina com o ambiente.

Quando nossa mente consciente tem uma crença que entra em conflito com as verdades armazenadas em nosso subconsciente o resultado é o enfraquecimento dos músculos do corpo e, por conseguinte a baixa defesa do sistema imunológico.

Pronto, vc descobriu o problema! Vc odeia o que faz!

Já experimentou pedir a um jovem para arrumar a sua própria cama? O pedido recai como se pedíssemos que ajudasse a carregar pedras para a construção das pirâmides do Egito! O garoto fica irritado, agressivo, faz corpo mole, chora, bate porta ou diz que “não está se sentindo muito bem hoje”

É dessa mesma maneira que nosso inconsciente reage a um trabalho do qual não queremos fazer, do lugar onde não queremos estar, com a pessoa que não gostamos de compartilhar. Nosso corpo dispara uma reação como a de um garoto mal criado!

Os sintomas como dores aqui e ali tem como objetivo nos ajudar a nos orientar quanto ao que está conflitando com nossas crenças – com aquilo que a gente acredita, com aquilo que fomos programados na mais tenra idade – Não faço a cama!!!! Não sou empregado de ninguém!!! Odeio fazer isso!


Toda infecção é um conflito materializado.
Se você constrói um corpo imperfeito, com pensamentos de medo, raiva, ciúme e má vontade, o único responsável será você mesmo. A saúde, equilíbrio do corpo está onde há harmonia, desenvolvimento mental consciente.

Se vc tem pensamentos que não estão em consonância com o princípio da harmonia esses pensamentos aderem a você, vão lhe atormentar, lhe preocupar e, finalmente, trazer sintomas, doenças e  possivelmente a morte, se persistirem.


Um coração atormentado de problemas que não sabe como resolve-los é uma fonte abundante de enfermidades. Vigie seus pensamentos. 


Cada pensamento aceito como verdade é enviado pelo cérebro ao seu plexo solar - o cérebro abdominal - e trazido ao seu mundo exterior como uma realidade.  Barriga grande, prisão de ventre, cólicas menstruais, gordurinhas no abdome, diarréias etc...

Nosso corpo contém nossa história, todos os capítulos, parágrafos, linhas e linhas de todos os acontecimentos e relações de nossa vida.

Muita gente desenvolve doenças sérias quando perdem algo que para elas representa PODER. Qual é o seu PODER? Controle sobre a vida dos seus filhos, marido/mulher, e família? Dinheiro? Seu Time de futebol? Sua profissão?

Quando interiorizamos o símbolo de PODER – sua aquisição e controle se convertem em símbolo de saúde. Sua perda... não preciso nem dizer... vai ficar dodói!

Se conseguir dinheiro lhe faz feliz – seu programa biológico – seu subconsciente – recebe a mensagem de que está no PODER em seu corpo, está no controle da situação. 


A mensagem inconsciente é: tenho dinheiro, portanto estou salvo, seguro. Tenho PODER e tudo está bem. O símbolo representa capacidade e liberdade para alguns, autoestima e segurança.

Não se engane com as distrações do ambiente. As idéias de um bom plano de férias, melhoria do clima interno da empresa, mudança de função, atividades físicas, férias, desenvolvimento de um hobby não lhe trarão saúde jamais.

A solução não vem de fora. A solução de bem estar, esteja onde estiver, fazendo o que tiver que fazer, está na capacidade de vc entender qual a sua visão (programação) de sua vida, qual é o símbolo de seu PODER.

A partir dessa identificação trabalhe na informação e procure equilibrar seus objetivos com aquilo que vc acredita – não viva uma vida da qual vc não foi programado para ter, ou então... mude sua programação


Como? Isso é uma outra história...

Se precisar saber mais, falarei sobre isso nas minhas palestras. Me aguarde.

4 comentários:

  1. Fiquei encantada com seu texto..."atingida em cheio" por suas informações...encontrei algo q a mto busco entender: a sensação de estar deslocada,fora do universo q gostaria de estar.Como buscar essa commpreensão? Q bom saber q existem pessoas q estão trabalhando em prol dessas informações.estarei em contato e acompanhando seus eventos. Obrigadda!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo.

    Fico grata por vc ter sido "atingida". Essa é a idéia. Escrevo para que alguém possa ser "atingido"!

    Nem todos conseguem ver ou lidar com essas informações, pois quando temos conhecimento (consciência) da coisa nosso corpo tende a mudar, intelecto e fisicamente, e cá entre nós... a gente conta nos dedos quem gosta de mudanças...

    Nós queremos mudar o mundo, mas não a nós mesmos.

    grande abraço e grata por seu comentário. Ganhei o dia hoje!

    laura botelho

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, de fato me identifiquei. Noto que aos 20 anos não era tão "infeliz", agora, cheia de verdades bobas, enfim...parece que tudo me desagrada, mas de fato tento a mais de 1 ano pensar no que de fato é o meu poder, e quando não sabemos, como posso identificá-lo?

    Obrigadaa..

    ResponderExcluir
  4. Excelente!
    Eu vivo essa situação, apesar de não faltar ao trabalho, sei o quanto é pesado se arrastar para a empresa para exercer uma profissão que não me agrada.
    Estou estudando para obter uma oportunidade de reverter essa situação.

    ResponderExcluir

Entre em contato conosco para mais informação sobre novos temas e locais.

Workshop de laura botelho fala sobre:

Mentes - Entenda porque Mentes masculinas e Mentes femininas estão em uma eterna disputa. Entender como funcionam seus cérebros faz toda a diferença para diminuir os atritos.

Emoções - Ter consciência de suas emoções, identifica-las, administra-las na medida certa, na quantidade certa, é ter equilíbrio, consequentemente = saúde e auto cura.

Neurolinguística - aprenda a usar seu cérebro. Nesse momento é ele que está usando você. A Lei do Universo é clara: Se você não é capaz de gerir sua própria energia, sua consciência, então alguém o fará por você.

Física quântica - a Nova Física mudou a nossa vida, mas você não tem consciência disso. Novas perspectivas, novos pontos de vista, novas interpretações sobre nosso velho mundo.



E-mail para contato.

"o sentido da vida é quando o seu propósito e o meu propósito se cruzam, então estamos fora do espaço, fora do tempo e trabalhamos juntos de uma forma totalmente diferente que afeta não só a você ou a mim, mas o todo"