Translate my page

Pesquisar neste BLOG

26 de nov de 2009

Ouvir e Compreender



Este exercício é de Rogers (1952a). 


Ele o sugere como uma forma de avaliar a qualidade de sua compreensão em relação aos outros.
Da próxima vez que você tiver uma discussão com sua esposa ou com seu amigo, ou com um pequeno grupo de amigos, simplesmente para de discutir por um momento e, como um experimento, institua esta regra:



"Cada pessoa só pode falar por si mesma depois de ter reafirmado com exatidão as idéias da pessoa que falou anteriormente, de forma satisfatória para essa pessoa."


Você pode entender o que isto significa. Significa que antes de apresentar seu próprio ponto de vista, será necessário colocar-se realmente no ponto de referência da outra pessoa que falou - compreender seus pensamentos e sentimentos o bastante para ser capaz de resumi-los para ela.


Parece simples, não ? 
Mas se você o tentar, descobrirá que é uma das coisas mais difíceis que você já tentou fazer. Entretanto, desde que você seja capaz de enxergar o ponto de vista do outro, seus próprios comentários terão de ser revistos de modo drástico.


Você também descobrirá que a emoção se esvai da discusão, que as diferenças são reduzidas e que aquelas que permanecem são racionais e compreensíveis. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco para mais informação sobre novos temas e locais.

Workshop de laura botelho fala sobre:

Mentes - Entenda porque Mentes masculinas e Mentes femininas estão em uma eterna disputa. Entender como funcionam seus cérebros faz toda a diferença para diminuir os atritos.

Emoções - Ter consciência de suas emoções, identifica-las, administra-las na medida certa, na quantidade certa, é ter equilíbrio, consequentemente = saúde e auto cura.

Neurolinguística - aprenda a usar seu cérebro. Nesse momento é ele que está usando você. A Lei do Universo é clara: Se você não é capaz de gerir sua própria energia, sua consciência, então alguém o fará por você.

Física quântica - a Nova Física mudou a nossa vida, mas você não tem consciência disso. Novas perspectivas, novos pontos de vista, novas interpretações sobre nosso velho mundo.



E-mail para contato.

"o sentido da vida é quando o seu propósito e o meu propósito se cruzam, então estamos fora do espaço, fora do tempo e trabalhamos juntos de uma forma totalmente diferente que afeta não só a você ou a mim, mas o todo"