Translate my page

Pesquisar neste BLOG

8 de mai. de 2010

Carl G. Jung - Holismo

Carl Gustav Jung (Kesswil, 26 de julho de 1875 — Küsnacht, 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana.

Jung propunha uma atitude humanista frente aos pacientes psiquiatricos. O médico deveria "propor perguntas que digam respeito ao homem em sua totalidade e não limitar-se apenas aos sintomas". 

Desde cedo ele já adiantava a idéia do que hoje está ganhando força em todos os campos com o nome de "Holismo", o ponto de vista do homem integral. 

Evitava generalizar um método, uma panaceia para um determinado tipo de anomalia psíquica. Cada encontro é único e, sendo assim, não pode incorrer em qualquer tipo de padronização, essa era a linha de seu tratamento.

A compreensão da criação de símbolos era crucial para o entendimento da natureza humana, observou ele. 

Então explorou as correspondências entre os símbolos que surgem nas lutas da vida dos indivíduos e as imagens simbólicas religiosas subjacentes, sistemas mitológicos, e mágicos de muitas culturas e eras. 

O inconsciente pessoal inclui conteúdos mentais adquiridos durante a vida do indivíduo que foram esquecidos ou reprimidos, enquanto que o inconsciente coletivo é uma estrutura herdada comum a toda a humanidade composta dos arquétipos - predisposições inatas para experimentar e simbolizar situações humanas universais de diferentes maneiras. 

Há arquétipos que correspondem a várias situações, tais como as relações com os pais, o casamento, o nascimento dos filhos, o confronto com a morte. Uma elaboração altamente derivada destes arquétipos povoa todos os grandes sistemas mitológicos e religiosos do mundo.

Carl Gustav Jung morreu a 6 de junho de 1961, aos 86 anos, em sua casa, nas margens do lago de Zurique, em Küsnacht após uma longa vida produtiva, que mudou radicalmente conceitos na Antropologia, na Sociologia e na Psicologia, bem como nos campos da Arte, da Literatura e da Mitologia.

Não preciso dizer que sou fã do trabalho desse humano. Uma mente a frente de seu tempo que nos dá hoje as respostas que precisaremos amanhã.

laura botelho


<

2 comentários:

  1. Olá minha amiga Laura!!!
    tô sempre atrás de coisas que vc escreve...rs...muito bacana esses ensinamentos e esclarecimentos de tanta gente que existiu e existe nesse nosso plano que nos está dando mensagens sobre a importancia de nós mesmos, nosso respeito com nosso corpo, mente, espirito e também com nossa realidade, pois acredito que nossa realidade (3D) é nosso meio ambiente do agora...temos que respeitá-lo também...Conheço pouco de Jung, mas o pouco que li e vi, é realmente muito interessante, pois simplesmente fala de NóS...ser humanos com e como o ser-humano em nossa maxima plenitude...e pra isso, conhecer-se é conhecer ao próximo...assim podemos convicer em paz, harmonia e conhecer nosso universo...mente livre sem limites... Prabéns Laura...tenho aprendido MUITO com seus textos...Abração!!!

    ResponderExcluir

Entre em contato conosco para mais informação sobre novos temas e locais.

Workshop de laura botelho fala sobre:

Mentes - Entenda porque Mentes masculinas e Mentes femininas estão em uma eterna disputa. Entender como funcionam seus cérebros faz toda a diferença para diminuir os atritos.

Emoções - Ter consciência de suas emoções, identifica-las, administra-las na medida certa, na quantidade certa, é ter equilíbrio, consequentemente = saúde e auto cura.

Neurolinguística - aprenda a usar seu cérebro. Nesse momento é ele que está usando você. A Lei do Universo é clara: Se você não é capaz de gerir sua própria energia, sua consciência, então alguém o fará por você.

Física quântica - a Nova Física mudou a nossa vida, mas você não tem consciência disso. Novas perspectivas, novos pontos de vista, novas interpretações sobre nosso velho mundo.



E-mail para contato.

"o sentido da vida é quando o seu propósito e o meu propósito se cruzam, então estamos fora do espaço, fora do tempo e trabalhamos juntos de uma forma totalmente diferente que afeta não só a você ou a mim, mas o todo"