Que capital cultural você está deixando a seus filhos?
"Todos nós passamos grande parte
da nossa vida em instituições que nos forçam a ser alguém que não somos. Nós
administramos aparências. Comprometemo-nos com a agenda da companhia. Agimos
profissionalmente. Depois de algum tempo, teremos vivido tão longamente numa
casa de espelhos que poderemos facilmente confundir a imagem que estamos a
projetar com quem realmente somos. O poeta David Whyte cita um gerente da
AT&T que escreveu: Há 10 anos atrás, eu virei o meu rosto por um
momento...e isso tornou-se a minha vida." Peter Senge (2000)
Identificando Símbolos gráficos:
Do Latim “Com" –
junto + “Gnoscere” – obter
conhecimento, chegar a saber, teremos a formação da expressão “Cognoscere” = conhecer, saber.
Do Latim “informatio,onis” = informação – que pode ser interpretado
como: delinear, conceber ideia, dar forma ou moldar na mente.
Como podemos perceber, são dois símbolos com significados
diferentes, mas que muitos crêem que seja a mesma coisa ou palavras “sinônimas”.
Como eu sempre saliento em minhas palestras e textos, entender
o que cada símbolo significa na sua ETIMOLOGIA (origem de um termo quer na forma mais antiga conhecida, quer em alguma
etapa de sua evolução) é fundamental para a compreensão da comunicação.
E acredite; as palavras ganharam outras “definições” com o
passar dos séculos. Elas foram associadas a “símbolos visuais”, o que muda toda
a maneira de interpretar o que vivenciamos e experimentamos.
Segundo estudos realizados por Luckesi (1996), adquirir
conhecimentos não é compreender a
realidaderetendo informação,
mas utilizando-se desta para desvendar o
novo e avançar no entendimento do TODO e não somente a PARTE.
Informação
+ conhecimentosão vitais nesse mundo altamente desigual e quem não
as obtiver terá dificuldades em crescer e evoluir em todos os aspectos de seus
objetivos.
Sendo assim, as informações
facilitam no processo de cognição,
mas não realizam efetivamente o
conhecimento. Portanto, quanto maior a informação que obtiver sobre
tudo, maior serão as chances de ligar fatos e resultados que atendam a
nossa realização em qualquer área da vida.
Aprender não significa
saber as respostas, adquirir informação generalista, saber o que os outros sabem, ou ser medido por provas ou notas de avaliação sobre seu “conhecimento”.
O nome disto é PROGRAMAÇÂO. As escolas “programam” cérebros para fazer apenas o
que lhes é facultado saber. Investir em informação fora da “grade” curricular
deixará esse cérebro fora da hipnose cotidiana.
Aprender envolve a capacidade de
estar continuamente analisando e melhorando a própria compreensão dos fatos.
Aprender está no fazer, no praticar, no desenrolar de um problema com eficácia e eficiência.
Eficiência trata de
como fazer.
Eficácia trata do
que fazer, da tomada de decisão, de
que caminho seguir. A partir da eficácia de um planejamento a forma produtiva
leva à eficiência.
Ter conhecimento é poder.
Poder de decidir, poder de mudar as coisas, porque nosso melhor
destino advém das nossas decisões assertivas.
Comunicação Efetiva
O absoluto não existe, a realidade é sempre fruto de uma interpretação subjetiva. Para se
comunicar efetivamente, devemos compreender que somos todos diferentes na forma de perceber o mundo e
usar esse entendimento como guia para nossa comunicação com os outros.
Somos seres diferentes, com nível maior ou
menor de evolução. Nível maior ou menor de energia, informação. Essa diferença
nos torna únicos, nos torna singulares na forma de vivenciar a mesma
experiência e encontrar soluções diferentes para a mesma – o que só aumenta o
campo de informação universal.
Nós aprendemos com o OUTRO. Precisamos do OUTRO
para nossa sobrevivência e crescimento.
O conhecimento está contido em casa ser
vivo, seja ele humano ou não. Basta para isso, observar e ligar os pontinhos...
Educar
Do Latim educare, educere, significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”.
Esse símbolo gráfico EDUCAR,
em sua origem, orientava a mente das pessoas a serem preparadas para o “mundo lá
fora”, conduzindo-as para fora de si mesmas, mostrando as diferenças que existem em todas as experiências vividas.
É interessante observar que o termo 'educação' em português
possui uma conotação não encontrada
na palavra education do
inglês.
Enquanto que em português a palavra pode ser associada ao
sentido de boas maneiras,
principalmente no adjetivo “educado”,
em inglês educated refere-se
unicamente ao grau de instrução
formal.
Perceberam a importância que damos aos símbolos gráficos
e somos orientados por eles?
Para complementar meu pensamento, ofereço esses vídeos e
imagens para sua avaliação...
laura botelho
Conceito de Capital Cultural, por Pierre Bourdieu
Educação na Finlândia - fragmentos importantes de um documentário de Michael Moore
Mentes-Entenda porque Mentes masculinas e Mentes femininas estão em uma eterna disputa. Entender como funcionam seus cérebros faz toda a diferença para diminuir os atritos.
Emoções- Ter consciência de suas emoções, identifica-las, administra-las na medida certa, na quantidade certa, é ter equilíbrio, consequentemente = saúde e auto cura.
Neurolinguística- aprenda a usar seu cérebro. Nesse momento é ele que está usando você. A Lei do Universo é clara: Se você não é capaz de gerir sua própria energia, sua consciência, então alguém o fará por você.
Física quântica- a Nova Física mudou a nossa vida, mas você não tem consciência disso. Novas perspectivas, novos pontos de vista, novas interpretações sobre nosso velho mundo.
"o sentido da vida é quando o seu propósito e o meu propósito se cruzam, então estamos fora do espaço, fora do tempo e trabalhamos juntos de uma forma totalmente diferente que afeta não só a você ou a mim, mas o todo"